segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rua Lívio Abramo

Dia 26 de junho é dia do aniversário de nascimento de Lívio Abramo, grande nome no ramo das artes e da política internacional, que também emprestou seu nome a uma das ruas do nosso Condomínio. Lívio Abramo, era gravador, desenhista e pintor brasileiro de renome internacional, e como militante sindical tornou-se membro da oposição da esquerda internacional no Brasil; e Faleceu em 26 de abril de 1992.

Como artista, Lívio Abramo realizou suas primeira gravuras em 1926 quando, bastante influenciado pelos temas humanos e sociais do expressionismo europeu, introduz no Brasil a gravura moderna. Viajou para a Europa com o prêmio de viagem do Salão Nacional de Arte Moderna de 1950, onde conheceu o estilo não-figurativismo, que traduziu para uma linguagem pessoal. Esse estilo ficou mais patente na série Festa, iniciada em 1954 dando início a um dos momentos mais ricos de sua carreira.

Neto do anarquista italiano Bortolo Scarmagnan, é parte de uma família muito influente na arte, na imprensa e na política brasileira. Irmão de Athos Abramo, Fúlvio Abramo, Beatriz Abramo, Lélia Abramo, Mário Abramo e Cláudio Abramo. Casado com Anna Stefania Lauff, filha do militante comunista húngaro Rudolf Josip Lauff, membro do Exército Vermelho da URSS, que atuou no trem blindado de Leon Trótski, durante a guerra civil.

21 comentários:

  1. É realmente impressionante como as coisas ocorrem. Se repararmos bem, os moradores da rua que hoje é conhecida como o Beco do Omar tem mesmo traços fisionômicos de europeus, especialmente italianos. E mais, os visitantes que lá frequentam também tem raizes nas artes. Vejam, por exemplo o Almir, o Marlon, ....

    ResponderExcluir
  2. Eu hein... Quem é esse Marlon e o que é que ele tem a ver com arte. Será que ele é o neto do Alberto? Por favor esclareça isso ai melhor.

    ResponderExcluir
  3. Pera ai pessoal!
    Vamos esclarecer bem. Esse Marlon ai nao e o Marlon Brando nao, mas tambem e um excelente ator que atuou na primeira peça encenada aqui na Comunidade sob o titulo "A vida de Cristo". So ainda nao conseguimos localizar as fotos do evento para postar aqui.
    Vamos ver se a Aline tem as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh... não tenho as fotos!!! Mas adorei a historia da rua e o comentário da Candinha!!! kkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkk tb gostei dos comentários da Candinha

    ResponderExcluir
  6. CANDINHA,marlon é meu filhão,realmente um belo ator...

    ResponderExcluir
  7. Ihhhh. Tô ficano fanosa, nas quero sabe que história é essa de Marlon ser um artista.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei porque o Marlon faz parte da Arte
    ele sedeu o proprio braço para as aulas do mobral, com linda frase EU AMO MINHA(FAMILHA)
    que cultura

    ResponderExcluir
  9. meu filho é ator,lindo sabe representar,além de muito belo né!!!!!!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Artista so eu que tô até na TV divertindo a criançada. Não é esse Narlo feioso não.

    ResponderExcluir
  11. Onde é que tá os italianinhos. Aquele bonitão que era o dono do beco se tivesse ai ele ia participar.

    ResponderExcluir
  12. Ah... Candinha...
    O dono do beco descansa nos braços do Senhor, gata!

    ResponderExcluir
  13. Sobre o Marlon, eu posso atestar sua tendência para as artes Cênicas. Ele representou muito bem o papel na única peça encenada no Condomínio e que eu dirigi. A peça foi escrita por mim e pela vizinha Ester (esposa do Odilon). No cenário contamos com a colaboração do grande amigo Abrahão (pai do Erivelton). Já é ora de voltarmos às artes. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  14. Essa primeira foto é reliquia !
    Raquel, Ane, Bruno, Gremild, Léo, Diego
    Binho, Marlon e Dieguinho , karakas

    ResponderExcluir
  15. GENTE ONDE VCS ESTÃO VENDO AS FOTOS?

    ResponderExcluir
  16. Acabamos de censurar um comentário do Vizinho que mora ao lado (assunto: LH, DNA, Doutorado e Repetência).

    ResponderExcluir
  17. candinha quem seria os italianinhos do beco???????

    ResponderExcluir
  18. O sumida. Já estava sentindo sua falta. Qué saber quem são os italianinhos aí? Olhe só pra sua titia e suas priminhas. O seu papai também minha filha, aquele moreninho de olhos verdes que deu muita alegria a essa gente daqui. ah como ele era animado com aquela queima de fogos....

    ResponderExcluir
  19. Nossa Candinha vc é mais do arco da velha do que eu imaginava heim vc lembra do João afff?

    ResponderExcluir
  20. NÃO DEIXE DE COMPARECER À REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONDOMÍNIO SEXTA FEIRA - DIA 20/05/2011 ÀS 20:00 HS. AJUDE A DIVULGAR.

    ResponderExcluir