segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rua Brasílio da Cunha

Dia 1° de agosto também deve ser comemorado em nossa Comunidade. Afinal, temos de comemorar o aniversário do ilustre Brasílio Itiberê da Cunha que emprestou seu nome à uma de nossas ruas.Brasílio da Cunha, além de compositor, e bacharel em direito, era um diplomata brasileiro. Nascido na cidade litorânea de Paranaguá, sendo filho de João Manuel da Cunha e de Maria Lourenço Munhoz da Cunha. 


Brasílio da Cunha fez os estudos primários em sua terra natal e sua iniciação musical foi ao piano, aprendendo na casa dos seus pais. Já pianista renomado na juventude transfere-se para a capital paulista para cursar a faculdade de direito, efetuando, nesta cidade, vários concertos.

Após obter o diploma de Bacharel em Direito ingressa na carreira diplomática atuando no corpo diplomático em vários países, como: Itália, Peru, Bélgica, Paraguai e na Alemanha. Sem deixar a música de lado, Brasílio teve relações de amizade com alguns dos maiores pianistas de seu tempo, como Anton Rubinstein, Sgambatti e Liszt.

Considerado um dos precursores do nacionalismo, foi um dos primeiros a inspirar-se em motivos populares e a imprimir à sua obra características nitidamente brasileiras.Compôs música de câmara e coral, além de peças para piano. Sua Rapsódia Sertaneja o popularizou, especialmente pela célebre canção “Balaio, meu bem, Balaio”. A sua composição mais conhecida é, sem dúvida, "A Sertaneja" de 1869.

Foi nomeado embaixador em Portugal, porém, morreu antes de assumir a função. Faleceu na capital alemã no dia 11 de agosto de 1913, numa segunda-feira, aos 67 anos de idade.

Duas das muitas homenagens ao autor de "A Sertaneja" e "Balaio, meu bem Balaio", está na capital paranaense que denominou uma das suas vias de Rua Brasílio Itiberê, e a outra aqui em nossa Comunidade, a Rua Brasílio da Cunha.

E ai seu Zé ! Dá pra tocar as músicas do diplomata em sua viola?

15 comentários:

  1. Muito legal saber que moro na rua de um Diplomata, até porque estou estudando pra ser uma Diplomata!! Demais esse post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essa rua anda desanimada !
    Há muito tempo não vejo animação nesta rua ...
    vamos interagir, pelo menos em nosso blog !
    abços a tds

    ResponderExcluir
  3. Ihhh com certeza ele vai adorar tocar as "modas" do diplomata da nossa rua

    ResponderExcluir
  4. É pra ter orgulho mesmo. Vejam só a Ana Paula que acaba de contribuir para aumentar o índice de participação da Rua no Blog. Che4gar a narca de 472 visitas em una semana não é qualquer blog que alcança não hein.
    Parabéns Ana Paula por sua participação em todos os fóruns.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza seu zé tocara para todos com muito prazer,em relação a desanimo concordo com nosso amigo deivison a rua ja foi mais animada!!!nada comparado ao BECO DO OMAR,mais a rua tinha uma certa animação...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, adorei a ideia do blog!

    ResponderExcluir
  7. bom pelo menos aqui no blog a rua é animada né? rsrs

    ResponderExcluir
  8. Eta rua animada. Dandinho chegou e logo animou o pessoal. Foi muito legal o churrascão promovido pelo Dandinho e seus amigos. É disso que o povo gosta. Foi show. Valeu. Agora vamos aguardar o novo retorno. Enquanto isso, vamos incentivar a Festa Junina.

    ResponderExcluir
  9. Até agora não vi muita gente que vive no computador comentar nada aqui no blog. Saber do blog eles sabem, a não ser que estejam participando como anônimo, moita, penelope, pé de pano, dendanha. Eu boto a minha cara, por isso é que to famosa.

    ResponderExcluir
  10. KKKKKKKKKKKKKKKKKK É ISSO CANDINHA

    ResponderExcluir
  11. Nossa. É muita informação importante nos vários temas tratados neste blog. Muito legal, esse Kibe não é fácil. Que bacana também a pretensão da Larissa. Já pensou termos aqui uma Diplomata. O Daivison também tem razão. Cadê o pessoal dessa rua. Vê se alguém ai manda um e-mail para o Dandinho, acredito que ele não saiba do blog.

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que o Kibe ainda não passou por aqui. Espero que ele continue por lá.

    ResponderExcluir
  13. o que eu estou reparando nessa rua é que,as pessoas estão envelhecendo mais rapído, não que eu seje contra os velhinhos ,precisamos ser mais coesos e não se isolar, quem anima essa rua é o sergio cabeção, sergio coronel bala de cocô ,eo sergio nanico(emergente) que se mudou para barra da tijuca ,vamos tomar a vacina contra a gripe e vamos botar a cara,e voltar organizar as festinhas,sacode a poeira e da a volta por cima.
    há não se esqueça de tomar aquela dose extra de calcío,KKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  14. Ai em KIBE. Tá só dando uma alfinetada de leve hein. Você já promoveu o dandinho muito rápido ele ainda é soldado e quando voltar lá de minas é que ele vai ser cabo e não coronel como você falou do maior animador da rua na atualidade.

    ResponderExcluir
  15. NÃO DEIXE DE COMPARECER À REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONDOMÍNIO SEXTA FEIRA - DIA 20/05/2011 ÀS 20:00 HS. AJUDE A DIVULGAR.

    ResponderExcluir