quinta-feira, 25 de junho de 2015

"Est modus in rebus" com a mulher sapiens".

As mídias sociais vem dando grande destaques ao que se passou a chamar de as pérolas da presidente Dilma Roussef. Desta vez, o destaque é para o recente discurso em que ela saudou a “mandioca” e apontou a evolução dos “homens e mulheres sapiens” a partir da criação da bola.

A expressão "est modus in rebus" faz parte de uma frase retirada de uma das sátiras do famoso filósofo grego Horácio, em que ele adverte contra os excessos das pessoas e recomenda a moderação em tom de advertência quando se quer admitir que alguma coisa está passando do tolerável.

Portanto, para que as brincadeiras com as pérolas da presidente não ultrapasse o tolerável, precisamos saber o sentido etmológico das expressões que ela vem esbanjando sem cerimônia e também o público que ela quer atingir. Para isso, reproduzimos a postagem a seguir.

Viva a “mulher sapiens” – Qual foi o verdadeiro engano da PRESIDENTA?
Por José Eduardo Marcondes em 24 de junho de 2015



Homogêneo usa o termo Homo derivado do grego, homós, que significa “o mesmo, igual, comum” – é neste sentido que é usado também na palavra “homossexual”, aquele que ama o igual…(do contrário, heterogêneo/heterossexual)
Mas homo-sapiens vem do latim, significa “Homem Sábio”, portanto neste caso o sentido de “Homo” remete mesmo ao homem. Desta forma, a distinção feita pela Presidenta criando seu termo “Mulher-Sapiens” parece ter lá algum sentido, ao contrário do que estão dizendo alguns conceituados colunistas que, embevecidos de seu suposto conhecimento, não fizeram a lição de casa – deixaram de consultar os dicionários de etimologia. Deve ter sido esse mesmo o raciocínio do “iluminado” que soprou a piadinha à presidente (foi premeditado, claro, ela já estava segurando uma bola – prova inconteste do quanto a presidenta está mal assessorada, huh?)
Se querem criticar a presidenta por essa BRINCADEIRA, mais fácil lembrar a ela que quando falamos “O HOMEM” estamos nos referindo não ao gênero masculino mas à espécie da qual pertencemos. Nos tempos modernos vivemos uma divisão tão grande que há feministas questionando porque, afinal, quando vc tem 3 homens e 2 mulheres, vai se referir ao grupo como ELES. Dessa forma a presidentA tem lá sua razão de acenar com seu chapéu ao seu público alvo.
Pena que o papel de um verdadeiro líder, coisa que ela não é, não deveria ser o de reforçar divisões na sociedade, sejam elas de classe, gênero ou outras… um verdadeiro líder há de unir o seu povo sem enfatizar as diferenças. Eis o sentido de União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário