sábado, 19 de agosto de 2023

Os Vários Deuses do Hinduísmo a maior Religião Politeísta.

O Politeísmo admite a existência de vários Deuses e, dentre as principais religiões dessa corrente religiosa, vamos conhecer o Hinduismo.


Ao contrário dos monoteistas, as sociedades Politeístas admitem as existência de múltiplos Deuses que se dedicam variadas atividades voltadas aos seus seguidores.

O Hinduismo é uma religião que tem como Escritura Sagrada os 4 Vedas. É conhecida como a Religião mais antiga e considerada Terceira maior Religião do Mundo que possui mais seguidores em todo o planeta.

Nessa religião existem mais de 33 milhões de Deuses; chamado de Devi e Deva. Muitos desses Deuses são Avatares, ou seja, uma manifestação corporal dos Deuses imortais.

OS PRINCIPAIS DEUSES DO HINDUÍSMO

A Trindade Hindu é formada  por Brahma, Vishnu e Shiva. Outros são a Representacão de Shakti que é a Suprema Divindade.
Brahma (Deus da Criação). É o Deus criador  Cosmos e de todos os seres vivos. É o Primeiro da Trindade Hindu e visto também como o Deus da criatividade é do intelecto, normalmente representado com 4 rostos e possui 4 mãos que seguram um rosario, um vaso de água, um livro e um lótus.

Vishnu (Deus da Preservação). É a segunda divindade da Trindade Hindu e responsável pela preservação, mantendo o Universo e a Vida, sustentando-os por meio dos princípios da ordem, da retidão é da verdade. É visto sentado numa serpente, simbolizando sua capaacidade de permanecer em paz mesmo diante do medo. É também responsável por manter o Dharma, que é o comportamento digno é justo.

Shiva (Deus da Destruição). É o Terceiro Deus da divindade Hindu que representa a morte é a dissolução. Enquanto Brahma e Vishnu preservam a vida, o papel de Shiva é destruir os mundos para que haja espaço para Bhahma criar, mantendo um ciclo de Eterno movimento.  Ele protege seus seguidores da luxúria, da raiva, da ganância e da ilusão.É representado com um homem de cor azul, simbolizando que é a luz que emerge da escuridão. A serpente em seu pescoço representa a energia vital chamado de Kundalini. Ele também é conhecido por muitos nomes, como Mahadewa, Pashupati, Nataraja, Vishwanath, dentre outros.

Shakti (A Grande Mãe). É uma das maiores vertentes do Hinduismo, acredita-se que esta Deusa é também um Ser Supremo, assim como Brahma. Ela é considerada a Força Cósmica Primordial e o aspecto energético das Divindades Hindu, sendo referida com a Grande Mãe Divina. Sua forma mais conhecida é a Kundalini Shakti, uma força psicoespiritual. Também é chamada de Adi Shakti ou Ad Parashakti. No pleno espiritual, ela se manifesta sob a forma de das Deusas Sarawati, Paravati é Lakshmi. Essas Deusas formam outra Trindade Sagrada do Hinduísmo, chamado Tridevi.

Paravati (Deusa do Amor, da Fertilidade, da Beleza e do Casamento). É a esposa de Shiva é, de acordo com o Saktismo, é ela sue está por três da energia é do Poder de Shiva. Quando acompanhada do marido é representada com dois braço, e quando sozinha se apresenta com quatro ou oito braço.

Saraswati (Deusa da Sabedoria, do Conhecimento, da Arte é da Música). Ela é a mulher de Brahma é Mãe dos Vedas. É adorada quando os devotos buscam por compreensão é conhecimento é os Cantos dedicado à ela costuma contar lições sobre como ela conceder os Poderoso de sabedoria é fala aos humanos. Geralmente ela é retratada como uma bela mulher tocando um Alaúde e sentada sobre um Lótus branco.

Lakshmi (Deusa do Dinheiro é da Riqueza). É a esposa de Vishnu que também representa a beleza e a pureza. Sua magem e facilmente encontrada nos lares da India. É ela que governa e riqueza é a prosperidade, tanto material quanto espiritual. Por isso ela é muito popular na Índia é adorada por aqueles que passam por dificuldades financeiras.

Kàli (Furiosa Mãe do Tempo). É uma das formas mais fetozes de Shakti, também conhecida como a Mãe das Trevas. Sua imagem assustadora mostra uma mulher usando um Colar de cabeça, uma saia de ossos é em suas mãos está a cabeça cortada de Shiva, representado a morte do ego do maior inimigo da humanidade. Ela também é vista como a personificação do tempo, a força que dedtói tudo.

Krishna (Deus da Devoçäo). É um dos avatares de Vishnu, uma das encarnações mais poderosas da Mitologia Hindu. É visto pelos Hindus não apenas como Herói, mas como amigo e Mestre. Ele também é visto como a.personificação do Amor, da alegria Divina é como o Senhor da Yoga. Krishna possui a pele azul e geralmente é representado com uma flauta que usa para seduzir as pessoas. De acordo com a sabedoria de Krishna, não devemos temer ou nos responsabilizar por aquilo que foge do nosso alcance. A morte, por exemplo, é inevitável, contudo, o espírito é eterno e continuará sua jornada dentro ou fora de um corpo visível, como este que habitamos agora.

Ganesha (Senhor dos Obstáculos).É um dos Deuses mais mais populares do mundo. Ele é conhecido por conceder sabedoria e sorte, rèmonè di assim os obstáculos. Por isso é comum orar para ele no início de qualquer empreendimentos ou casamento. Ele é filho de Shiva é Parvati é é facilmente reconhecido por sua cabeça de elegante.  Como é adorada por todas as cabeças do Hinduismo, é o mais importante entre os Deuses Hindus.

Rama (Deus da Verdade e da Virtude). É um dos Avatares de Vishnu. Devido a sua compaixãi, coragem é adesão ao Dharma, ele é visto como a personificação perfeito da humanidade. Diferente de outros Deuses Hindus, acredita-se que Rama seja uma figura Historical real cujos efeitos estão descritos no "Conto Épico Ramayana". O Grande Festival däd Luees Hindu (Divali) é uma comemoração à Rama.

Hanuman (Símbolo da Força e da Devoçäo). É adorada como um simbolizando de força é esperança é visto como um devotos que ajudou Rama em sua Batalha contra as formas do mal descritas no Ramayana. Ele é chamado em tempos difíceis para lembrar do Poder ilimitado que existe dentro de cada um de nós  É representado com rosto de Macaco, e os santuários dedicado a ele estão entre os mais comuns da Índia.

 Durga (Deusa Protetora). É uma das representações da Mãe Divina, também conhecida como "A Invencível". Ela é representada com 8 braço que carregam armas para protege a humanidade em todos os Cantos do mundo. Ela é destruidora do mal e protetora dos justos, sempre disposta a ajudar quem tiver bravura para enfrentar seus problemas.

Além do Hinduismo, várias outras correntes religiosa do Politeísmo serão analisados mais adiante. Aguardem!

por Sergio A. Nunes 
em 16/08/23



Nenhum comentário:

Postar um comentário