Após mais de 11 anos da nossa postagem de 25/05/2011, a polêmica continua e alguns moradores ainda não se decidiram se irão reverenciar o sambista ou o capoeirista no próximo dia 5 de abril.
A polêmica gira em torno do nome da Rua Arioldantino Vieira que ora carrega o nome de Mestre Donga, ora Mestre Dengo, mas que no fundo não é nenhum dos dois.
O sambista é o carioca "Mestre Donga" (Ernesto Joaquim), reconhecido como autor de "Pelo Telefone", o 1° Samba de grande sucesso no Brasil em 1916.
O capoeirista é o "Mestre Dengo" (Manoel Vieira), fundador da Associação Raízes de Aruanda de Macaé/RJ. que se dedica à formação de crianças, jovens e adultos na capoeira em Macaé.
O fato é que, embora o simpático capoeirista "Denguinho da Mamãe" possa se afinar mais com os interesses da criançada, ele não pode ser reverenciado por nossa Comunidade, porque à época da atribuições dos nomes das nossas ruas (início da década de 80) se encontrava vivo, e esperamos que ainda esteja gozando de boa saúde.
Ao contrário, o nosso grande sambista, "Mestre Donga" àquela época já havia falecido, pois contava com mais de 90 anos, o que facilitará o entendimento de que a possível homenagem seja mesmo devida ao Mestre Donga, inclusive face ao entendimento de que não se deve dar nomes de pessoas vivas a bens públicos.
Esse foi o argumento que utilizamos na época de nossa pesquisa e tivemos a concordância dos ilustres e saudosos moradores da Ariol (Srs. Walter, Abraão, Arão, Paulo e Ademar).
Assim, embora mesmo não havendo justificativa legal (não existe lei municipal que tenha dado origem ao nome de Arioldantino Vieira à uma das ruas da nossa Comunidade), não podemos deixar de reverenciar o ilustre sambista "Mestre Donga" nascido em 5 de abril de 1890 e como dizia o Sr Walter: Vamos Comemorar!
Enfim, quem quiser saber mais sobre essa polêmica, sugerimos acessar nossa já citada postagem de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário