sábado, 19 de agosto de 2023

A origem dos atentados que estão vitimando inocentes.

As autoridades religiosas e políticas não estão conseguindo aplacar a ira e o ressentimento daqueles que, ao longo dos séculos, vêm causando dor e sofrimento aos povos de todas as nações.

As práticas radicais utilizadas nos dias de hoje pelos chamados fundamentalistas associados a certas linhagens e religiões, não são compatíveis com a teologia e a cultura muçulmana, nem diferente das práticas utilizadas pelos Vândalos, Bárbaros, Wikings e Cruzadas que culminaram na derrocada dos grandes Impérios.

Vidas ceifadas, miséria, sofrimento e destruição da cultura das civilizações têm sido os resultados das sangrentas batalhas e conflitos entre os cristãos e muçulmanos ao longo dos séculos.

Um Poeta árabe e cego, morto em 1057, que ousou atacar os costumes de sua época proferiu a seguinte frase:

Os habitantes da terra dividem-se em dois grupos, os que têm um cérebro, mas não possuem religião, e aqueles que têm religião, mas não têm cérebro” (Abul-Ala al Maari).

No meu entender, não quis o poeta referir-se diretamente a todos os cristãos ou aos muçulmanos, mas sim aqueles que desprovidos de compaixão para com seus semelhantes praticam as atrocidades que vimos até esses dias, ora em nome da ganância, ora em prol da manutenção de seus dogmas e ideologias.

Abrahão e a Terra Prometida

A Bíblia Sagrada, em gênesis, nos possibilita entender que a origem das desavenças entre judeus, hebreus, cristãos e muçulmanos têm origem no legado de Abraão que recebeu de Deus a Terra Prometida, onde hoje se situa o território de Israel.

Abrahão, Sara e a escrava Agar

Inicialmente, Deus prometeu a Abraão e a Sara que eles iam ter um filho e, passados anos, como Sara aos 76 anos de idade não engravidava ela deu a Abraão de 86 anos, sua serva Agar, como esposa, para que ela gerasse o tal filho a quem deram o nome de Ismael.

Aos 90 anos de idade Sara veio a engravidar de Abraão que já contava com 100 anos de idade. A esse filho, Abraão e Sara deram o nome de Isaque. Nessa época, Ismael, filho de Abraão com a serva Agar já contava com 14 anos de idade.

Isaque e Ismael

Com o nascimento de Isaque, a convivência do casal começou a ficar cada dia mais difícil, até que atendendo pedido de Sara que não queria criar seu filho Isaque junto com o filho de sua serva, Abraão mandou Agar e Ismael para o deserto onde hoje é a Arábia Saudita.

Isaque (filho de Abraão e sua esposa Sara) deu origem ao povo judeu. Ismael (filho de Abraão e a serva Agar) deu origem ao povo árabe muçulmano, surgindo daí o conflito que hoje vivenciamos entre os dois povos, judeus e muçulmanos.

Como os judeus e os muçulmanos são descendentes da tribo de Abraão e quando Abraão recebeu a Terra Santa em promessa, começaram os desentendimentos e os conflitos no oriente médio (entre judeus e muçulmanos) e que ao longo dos séculos vem se espalhando entre as nações do oriente e do ocidente, vitimando pessoas em todo o mundo.

A disputa entre os Judeus e Muçulmanos

Por um lado, os judeus reivindicam a posse da terra ao argumento de que a herança de Abraão foi deixada ao seu filho legítimo que era Isaque e não o filho bastardo que era Ismael.

De outro lado, os muçulmanos que construíram a maior mesquita em Israel, não abrem mão da terra que foi conquistada pela descendência da tribo de Ismael que também era filho de Abraão e irmão de Isaque por parte do pai.

Como se vê, a ira e os ressentimentos e as desavenças familiares ocorridos há mais de dois mil anos antes de cristo continuam vitimando inocentes até esses dias.

Rogamos a Deus que abençoe todos os povos e ilumine os cristãos, Judeus e muçulmanos, pastores, rabinos, sábios, gurus, feiticeiros, alquimistas, curandeiros, astrólogos, filósofos, pensadores e poetas, para que nos guie ao caminho que nos leve a paz, a harmonia, a igualdade e a fraternidade.

Só com a misericórdia de Deus, Beneficente e Misericordioso, conseguiremos alcançar a paz e fazer valer os verdadeiros princípios e ensinamentos que nos deixou Jesus Cristo e o Profeta Maomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário