quarta-feira, 25 de maio de 2011

Revelação Bombástica sobre a Arioldantino Vieira e demais ruas do Condomínio

Após exaustivas pesquisas em diversos sites, bibliotecas e na Câmara Municipal do Rio, descobrimos que a única rua da nossa Comunidade que teve seu nome aprovado por lei municipal é a Rua Arioldantino Vieira (Mestre Dengo). Ocorre que a mencionada lei foi proposta pelo falecido Vereador Itagoré Barreto, que por sinal era de Santa Cruz, e em seu projeto a proposta era dar nome a uma rua em Padre Miguel. E, pior ainda, Mestre Dengo é capoeirista e não se chama Arioldantino Vieira que é sambista.

A outra novidade é que não localizamos qualquer lei municipal dando nome as demais ruas do Condomínio (Mara Rosa, Brasílio da Cunha, Samuel Adler, e Lívio Abrahamo). A própria Câmara Municipal nos mandou e-mail informando que as leis não constam dos arquivos daquela Casa Legislatiava, nem de sua biblioteca. Será que a loteadora/construtora (Ecia) inventou os nomes por conta própria, inclusive da nossa praça?

Diante disso, o Administrador deste blog está elaborando vários projetos de leis com o objetivo de regularizar a situação, um deles projetos visa dar o nome de EDIL MENDES GUIMARÃES à Rua Samuel Adler, outro visa dar o nome de OMAR XIMENIS DA CUNHA à Rua Lívio Abrhamo, e outro com o nome de ADEMAR TEIXEIRA MARQUES a espaço na Comunidade.

A idéia entregar os projetos a um Vereador da nossa região para que sejam apresentados e aprovados pela Câmara Municipal. Estamos recebendo sugestões.

9 comentários:

  1. Poxa muito legal esse projeto, torço para que seja aprovado. Pessoas queridas e inesquecíveis homenageadas!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa essa sua iniciativa!!!!
    Dou total apoio e ofereço minha colaboração da maneira que o Sr.Administrador precisar...
    Apesar de ser a única rua com o nome aprovado oficialmente, a Arioldantino Vieira também não poderia ser mudada? Além de ser um nome difícil de se entender, não tem nem de perto o significado que o nome do Sr.Ademar teria...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo.
    O nome do meu pai é Edil Mendes Guimarães.

    ResponderExcluir
  4. Show... essas revelções em.... vou ficar hiper feliz se um dia eu for dar meu endereço para alguma eventualidade e falar ... o nome da minha rua...? "OMAR XIMENIS DA CUNHA"

    ResponderExcluir
  5. Apoiado!!!
    E como a Ariol não pode ser mudada, o nome do Ademar poderia ser dado à praça, afinal era lá que ele queimava carne e alegrava a todos nós!!!

    Grandes saudades!

    ResponderExcluir
  6. Vejam o e-mail recebido da Câmara Municipal do Rio de Janeiro:

    De: ouvidoria@camara.rj.gov.br
    16 de maio de 2011 11:19
    Para: sanunesadv@gmail.com

    Prezado(a) Senhor(a) Sergio Araújo Nunes,
    Em resposta a sua comunicação 225 :
    "Solicito enviar-me a Lei Municipal que deu nome à Rua Arioldantino Vieira, em Bangu, e sua justificativa, a fim de que eu possa esclarecer dúvida sobre o verdadeiro nome do Mestre Donga".

    Informamos as providências tomadas:
    Sr. Sergio, bom dia! Segue a lei solicitada. Att, Sandra Legislação - Lei Ordinária Lei nº 197/1980 Data da Lei 01/12/1980 Texto da Lei [ Em Vigor ] Texto da Lei [ Em Vigor ] Lei nº 197 de 01 de dezembro de 1980. Autoriza o Poder Executivo a dar o nome de Arioldantino Vieira (Mestre Dengo) a uma rua ou praça, preferencialmente em Padre Miguel. Autor: Vereador Itagoré Barreto O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, Faço saber que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a dar o nome de ARIOLDANTINO VIEIRA (Mestre Dengo) a um logradouro público em Padre Miguel. Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 1980. JULIO COUTINHO Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 01/12/1980 Ficha Técnica Ficha Técnica Projeto de Lei nº Proj. Lei 561/80 Mensagem nº Autoria VEREADOR ITAGORÉ BARRETO Data de publicação 01/12/1980 Data Publ. partes vetadas Observações: Sancionado Lei nº 197/80 em 01/12/1980 Tempo de tramitação: 194 dias. Publicado no D.O.RIO em 03/12/1980 - SANCIONADO Publicado no DCM em 04/12/1980 - SANCIONADO Forma de Vigência Sancionada Status da Lei Em Vigor Texto da Revogação : Texto da Regulamentação Texto da Regulamentação Leis relacionadas ao Assunto desta Lei Leis relacionadas ao Assunto desta Lei No documents found Atalho para outros documentos Legislação - Lei Ordinária Lei nº 197/1980 Data da Lei 01/12/1980 Texto da Lei [ Em Vigor ] Texto da Lei [ Em Vigor ] Lei nº 197 de 01 de dezembro de 1980. Autoriza o Poder Executivo a dar o nome de Arioldantino Vieira (Mestre Dengo) a uma rua ou praça, preferencialmente em Padre Miguel. Autor: Vereador Itagoré Barreto O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, Faço saber que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a dar o nome de ARIOLDANTINO VIEIRA (Mestre Dengo) a um logradouro público em Padre Miguel. Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 1980. JULIO COUTINHO Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 01/12/1980 Ficha Técnica Ficha Técnica Projeto de Lei nº Proj. Lei 561/80 Mensagem nº Autoria VEREADOR ITAGORÉ BARRETO Data de publicação 01/12/1980 Data Publ. partes vetadas Observações: Sancionado Lei nº 197/80 em 01/12/1980 Tempo de tramitação: 194 dias. Publicado no D.O.RIO em 03/12/1980 - SANCIONADO Publicado no DCM em 04/12/1980 - SANCIONADO Forma de Vigência Sancionada Status da Lei Em Vigor Texto da Revogação : Texto da Regulamentação Texto da Regulamentação Leis relacionadas ao Assunto desta Lei Leis relacionadas ao Assunto desta Lei No documents found Atalho para outros documentos

    Atenciosamente

    Ouvidoria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  7. Vejam mais dois outros e-mails recebidos da Câmara Municipal:

    "Sr. Sergio, bom dia!
    Infelizmente, em nosso banco de dados e em nossa Biblioteca não constam registros das leis que criaram o nome dessas ruas.Provavelmente elas são anteriores a 1977, data em que a Câmara foi instaurada no Rio de Janeiro.
    A Diretoria de Biblioteca aconselhou a pesquisa na Biblioteca Nacional que fica situada em frente à Câmara.
    Atenciosamente,
    Sandra"

    ...................................

    Bom dia, Sr. Sergio!
    Peço que, caso consiga as informações sobre as leis solicitadas nos informe, para que eu possa enviar a nossa Biblioteca.De fato é curioso, pois se as ruas foram criadas a partir de 1980, nós deveríamos ter esses registros, mesmo que não informatizados , encadernados, pelo menos.Mas as bibliotecarias não os encontraram, infelizmente.
    Qualquer novidade, me informe, por favor.
    Att,
    Sandra

    ResponderExcluir
  8. Nossa... Não sabia dessa história,poxa se conseguir será muito bem representada!
    Dou todo meu apoio!💪👍

    ResponderExcluir
  9. O que vocês acham dessa idéia?

    ResponderExcluir