segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rua Arioldantino Vieira

Olá pessoal da Ariol

É dia 5 ou dia 6 de abril o aniversário de 121 anos do grande sambista brasileiro conhecido como Mestre Donga, criador da arte do batuque, e a quem se atribui a criação da música "Pelo telefone".

A polêmica sobre o Mestre Donga não é só pela autoria da famosa música não. É também sobre qual o seu verdadeiro nome de batismo. Será ele Ernesto Joaquim Maria dos Santos, nascido em 5 de abril de 1889, filho de pai pedreiro e tocador de bombardino, com a famosa Tia Amélia, do grupo das baianas da Cidade Nova, cantadeira de modinhas, festeira e mãe-de-santo; ou será o Arioldantino Vieira que deu nome a uma de nossas ruas.

O que se sabe é que Mestre Donga foi o autor da conhecida música, “Pelo Telefone”, acredito que foi considerado o primeiro samba da nossa história, dando início oficialmente ao Samba em nossas terras.

Nascido no ano da Proclamação da República, o Mestre Donga (Arioldantino Viera ou Ernesto Joaquim), e formou o primeiro grupo de Samba que viajou para tocar fora do país. Em 1922, ele foi para Europa em companhia bem ilustre. Pixiguinha fazia parte parte do grupo, que se chamava “Oito Batutas”.

Ainda há uma discussão sobre a autoria real de “Pelo Telefone” ter sido algo mais coletivo do que uma inspiração de Donga, ou Ernesto Joaquim Maria dos Santos. A lenda conta que o samba foi feito em uma roda que estava acontecendo num bar. Versos para cá, para lá, geraram a dúvida se Donga era o único autor. Enfim, mesmo que não seja, pelo menos o samba ganhou seu primeiro registro e se tornou sim nosso patrimônio imaterial mais precioso e um traço nato de nossa cultura.

Afinal ! Quem é o verdadeiro Donga? É o Arioldantino ou o Ernesto? Até alguém descobrir. Viva o Samba! Viva a Cultura. Viva Seu Walter. Viva o Pessoal da Ariol.

25 comentários:

  1. Vocês acham que a origem da Rua Arioldantino Vieira tem alguma coisa a ver com seus moradores? Eu acho que sim.Quem conheceu o saudoso amigo Abrahão pode confirmar isso, mas o Sr. Walter está ai para não me deixar mentir. O veio animado e de alto astral.

    ResponderExcluir
  2. VALEU PESSOAL DA ARIOL VAMOS POSTAR NO BLOG
    E MOSTRAR QUE NOSSA ANIMAÇÃO ESTA ATE NO SIGNIFICADO DA RUA

    PENA QUE HOJE EU FAÇA PARTE DA SAMUEL
    VALEU
    VAMOS ANIMAR O CONDOMINIO NO BLOG MANDE FOTOS ANTIGAS

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Meus amigos estou curtindo, tb faço parte até pq me lembro bem de vários torneios
    de futebol em que ganhei engradados de refrigerantes. rs rs

    ResponderExcluir
  4. A polêmica está criada. Afinal, quem é o Arioldantino Vieira. É o "Mestre Donga" ou o "Mestre Dengo". Ambos são sambistas. Aguardamos sua manifestação.

    ResponderExcluir
  5. E aí povão!
    Estou na área , gde abrços a tds

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vindo Pombo. Você faz parte dessa Comunidade. Vamos aguardar sua intensa participação nos outros fóruns.

    ResponderExcluir
  7. é verdade é uma das ruas mais animadas a começar pelo meu sogro né? rsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. bom essa rua realmente no momento é a mais animada,começando pelo seu walter!!!rsrsrsr,ele sim faz a diferença...acho q é disso q o condominio precisa de pessoas animadas e de bem com a vida!!!

    ResponderExcluir
  9. Falando no sr. Walter, quero ver quem vai vencer sr. Walter no baralho ?

    ResponderExcluir
  10. Sr. Walter no baralho, somente, se for jogando paciência !!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Quero ver o KIKITO e o QUIBE por aqui !
    Vai ser uma comédia, porque só fizeram besteira no CONDÔ !

    ResponderExcluir
  12. Ihhh. O Kikito so que saber de trabalhar, e o Kib de dirigir caminhao, mas aposto que o Kib ainda vai dar sua contribuiçao aki. Ai pombo. segura que ele vai te zoar.

    ResponderExcluir
  13. Onde está o pessoal animado dessa rua. Cadê o Valdir, o Bigode, o Eduardo, o Erivelton, o Jorge, Seu Valter, Luiz Neto, Sergio Fortes, e todos os outros. Será que não tiveram conhecimento do blog. Ô Priscila, vê se repassa o blog ai para o pessoal.

    ResponderExcluir
  14. pô estou aqui vamos tocar fogo nesse trem churrasco e cerveja é na ariol pode crer, sou eu famoso KIBE!

    ResponderExcluir
  15. esse tal de pombo cara éa maior figura esse cara nunca chega junto nos rateios tem um escorpião no bolso,já que vc me cutucou aí vaí ,oque está acontecendo com vc , vc está estéreo ou não consegue machucar ninguém?
    pombo a rapaziada da sua época tudo já está com um boneco na pista ,tá na hora de fazer um neto pro Sr luiz neto,rsrs! O pombo será que vc não gosta da fruta? aí do lado tem muita fruta cara aproveita essa jaca manteiga e se farta . aproveita que ainda está na epoca. kkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  16. O administrador passa lá na minha mãe tem muitas fotos da rapaziada da antiga ,passa lá e fala com a minha mãe eu pedi para ela te emprestar, o misterioso administrador, vou promover uma bolsa de aposta para descobrir quem é esse administrador.
    explica como se coloca foto aí nesse trem??????????? sou analfabeto digital,kkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  17. Olhá só pessoal o Kibe chegou agora e já qué senta na janela.

    ResponderExcluir
  18. solta o verbo KIBE
    tá na rede e KIBE
    so estava faltando vc

    ResponderExcluir
  19. Ih. O Kibe é o Eduardo irmão do Kikito. O cara tem intimidade com a escrita, ele já tá até virando poeta. Ahhh que lindinho.

    ResponderExcluir
  20. Apesar de adorar sambas, principalmente os antigos, ninguém merece esse nome!!!
    Quem mora na Arioldantino e nunca passou pela fatídica pergunta: Ariol o quê??? Seria melhor que fosse Rua Ernesto Joaquim Maria dos Santos ou Rua Mestre Donga...
    Mas fazer o quê né??

    Viva a Rua Arioldantino Vieira e aos seus moradores!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. É a Priscila tem razão, qdo ditamos o nome da rua ... Ariol... ( tudo junto agora )dantino Vieira rs rs karakas sempre é a mesma coisa !!!

    ResponderExcluir
  22. Ai , Pra Priscila ?? Será que é a menina que sou apaixonado há tempos de criança ?

    ResponderExcluir
  23. Continua assegurado o direito de resposta e pedido de exclusão de comentários indesejáveis para os citados.
    Obs: Acabamos de censurar um comentário por falta de moderação (Assunto: filhote, bebê, bolso, fralda).

    ResponderExcluir
  24. Revelação bombástica sobre a Arioldantino Vieira está sendo preparada e será publicada em breve. Aguardem!

    ResponderExcluir
  25. Acabamos de postar a um comentário sobre a história do capoeirista Manoel da Cruz Vieira, o Mestre Dengo. Veja a revelação bombástica sobre a Arioldantino Vieira.

    ResponderExcluir